Escolher o piano ideal pode ser um desafio, especialmente para iniciantes.
Eu não vou dizer neste post marcas ou modelos específicos de pianos. Mas sim várias características que devem ser consideradas para garantir que o piano atenda às suas necessidades e ajude no seu progresso musical.
Abaixo vou compartilhar algumas dicas essenciais para te ajudar a fazer a escolha certa para você escolher o seu piano ideal.
Quantidade de teclas
O número de teclas é um dos primeiros aspectos a considerar.
O ideal é um piano com 88 teclas, mas um mínimo de 61 teclas pode ser suficiente para começar.
Digo mínimo pois menos que isso pode limitar o seu aprendizado e você pode precisar trocar de instrumento em breve.
Eu mesma comecei com um piano de poucas teclas, e tudo bem caso você não possa arcar com mais que isso. Só tenha consciência que aumentando o seu repertório e a dificuldade das músicas, você provavelmente vai precisar de mais teclas.
Peso das teclas
Prefira teclas mais pesadas pois elas se aproximam da sensação de tocar um piano acústico.
Mesmo que você planeje comprar online, vá a uma loja e teste os pianos para garantir que a sensação ao tocar seja adequada e que as teclas não sejam moles demais.
Sensibilidade ao toque
Escolha pianos que respondam à pressão do seu toque.
Evite pianos sem a função touch, pois, sem essa sensibilidade, o som será sempre da mesma intensidade, independentemente da força que você aplique.
Outro ponto a observar neste quesito são os níveis de sensibilidade. Quanto mais, melhor.
O meu, por exemplo, possui 5 níveis, o que proporciona mais variabilidade de toques.
Portabilidade/Peso do piano
Considere se você precisa transportar seu piano ou se ele sempre ficará fixo em casa.
Pianos mais leves são ideais para quem precisa de mobilidade. Por exemplo, um piano de 10 quilos é perfeito para levar para qualquer lugar, enquanto um de 50 quilos é mais adequado para ficar fixo. Se pergunte: Vou querer tocar com grupos? Em bandas? Quero tocar em casa? É mais para estudo?
O meu anterior pesava cerca de 58 quilos se não me engano. O meu atual, sem a capa, pesa 10kg.
Timbres
Se você planeja tocar em uma banda ou produzir música, ter mais timbres é mais importante.
No entanto, se o foco for apenas no aprendizado do piano, escolha um modelo mais básico, que geralmente é mais econômico.
Polifonia
A polifonia refere-se ao número de notas que o piano pode tocar simultaneamente. Quanto maior o número, melhor.
Isso é ainda mais importante para músicas complexas que exigem múltiplas notas tocadas ao mesmo tempo.
Isso também afeta por exemplo quando você quer tocar dois timbres ao mesmo tempo, por exemplo piano e violino. Vou dar uma exemplo com um número baixo:
Vamos dizer que o seu piano tenha 10 de polifonia (geralmente começa em 32). Ou seja, você pode tocar apenas 10 notas ao mesmo tempo.
Se você tocar com 1 timbre, você pode tocar 10 notas ao mesmo tempo. Agora se você usar dois timbres, você só pode tocar 5 notas ao mesmo tempo, porque deve considerar que cada timbre é um som diferente.
Outro ponto é o uso do pedal que também afeta a questão da polifonia. Com polifonia alta, é possível sustentar várias notas ao mesmo tempo sem interrupções.
Entradas para pedal
A maioria dos pianos digitais vem com apenas o pedal sustain, que é o pedal usado para sustentar mais tempo as notas.
Apesar do piano acústico geralmente ter três pedais, o sustain é o que você usará 99% do tempo, então já é o suficiente para começar. Muito dificilmente um piano digital tem os três pedais.
É claro que se você puder e quiser arcar, pegue o que tem mais quantidade.
O meu por exemplo tem entrada para o pedal sustain e uma entrada em separado para três pedais que são comprados juntos como podem ver abaixo:
Ainda está nos meus planos, .as eu ainda não adquiri o pedal acima desde que comprei este piano.
Entrada USB
Pianos modernos geralmente têm uma entrada USB, o que é ótimo para gravação. Na minha opinião isso é uma ferramenta muita boa para se ter, tanto para se gravar apenas como estudo para si, tanto quanto para te ajudar a produzir música ou gravar vídeos para internet.
Com uma entrada USB, você pode gravar tanto em MIDI como em arquivo de áudio normal. Nesse caso você pode gravar o som tanto com os timbres que vem embutidos no seu piano quanto adicionar timbres no computador para mais opções de produção musical.
Estante para partituras
Uma estante para partituras é muito útil e necessária para apoiar suas músicas, seja no papel ou no seu tablet ou celular.
Prefira estantes maciças ou parcialmente maciças para que suas partituras não caiam enquanto você estiver tocando. Digo isso pois já vi vários alunos brigando contra as estantes enquanto as folhas caíam durante as aulas haha
Escolha marcas confiáveis para seu piano ideal
Último mas não menos importante, escolha marcas consolidadas no mercado e também se atente àquelas que ofereçam assistência técnica no Brasil (ou no país que você estiver).
Isso vai te poupar dor de cabeça! Eu mesma já tive que esperar uma peça do meu piano antigo vir de outro país porque não tinha aqui no Brasil. E aí um sufoco!
Pesquise bem e leve em conta todas essas dicas para fazer a melhor escolha possível do seu piano ideal!
Gostou das dicas ou ficou alguma dúvida? Comente abaixo!
E caso queira fazer aulas de piano ou canto, eu ofereço aulas online para todo lugar.
Para mais informações sobre aulas clique aqui.
É só entrar em contato aqui comigo pelo site mesmo!